#SagaranaParaTodos #PraCegoVer

Muitos deficientes visuais acessam a internet e navegam pelas redes sociais todos os dias com o auxílio de softwares leitores de tela, que transformam o conteúdo dos textos em fala. Infelizmente, estes programas não são capazes de descrever as fotos que acompanham os textos ou as imagens contidas neles, como por exemplo os tão utilizados emoticons ou gifs.

 

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Com o intuito de disseminar a cultura da acessibilidade nas redes sociais e de descrever o conteúdo de imagens, gifs e fotos que circulam pela rede, a professora Patrícia Braille criou a hashtag PraCegoVer. Conforme descrição da página da hashtag no Facebook, a “#PraCegoVer carrega em si o princípio de que a cegueira às vezes está nos olhos de quem enxerga. Ele existe para o cego que não enxerga a imagem e para o vidente que não enxerga o cego. É uma provocação, um chamamento para as pessoas se enxergarem mais, saírem de suas zonas de conforto e perceberem que podem fazer acessibilidade, mesmo que seja uma breve descrição de uma imagem na internet”.

 

 

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Outro projeto com foco na acessibilidade que tenta melhorar a experiência do deficiente visual é o Emoti Sounds, foi idealizado pela Artplan, lançado pela Tim e realizado com a colaboração do Instituto Benjamin Constant. Com foco no mobile, foi parte da campanha #DaPraSerAssim da Live TIM. A ferramenta é um plugin que, ao ser instalado no leitor NonVisual Desktop Access, melhora a experiência do usuário uma vez que passa a dar som aos emoticons. Ao invés de descrever a figura, a ferramenta reproduz o som do que ele representa. Quando um coração é inserido em uma mensagem, ele é descrito como “emoticon coração”, agora com o plugin Emoti Sounds instalado, passa-se a escutar um som de um coração batendo, o que dá muito mais vida e emoção para quem está ouvindo. São mais de 68 imagens traduzidas e é possível ouvi-las no site, além de fazer o download do plugin.

 

A campanha contou com vídeos também em versão acessível. Confira:

 

Para tornarmos os nossos posts no Facebook acessíveis a todos, criamos a #SagaranaParaTodos, hashtag que irá acompanhar a #PraCegoVer na fanpage da Sagarana.

 

Salvar

Outubro Rosa 2016

O Outubro Rosa surgiu com o intuito de chamar a atenção para o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A adesão ao movimento vem aumentando mundialmente com o passar dos anos.

Todo ano diversas empresas participam da campanha realizando ações criativas para incentivar e conscientizar as pessoas. Confira algumas que aconteceram este ano, no mês passado:

TV Cultura – Penélope

Durante o mês de Outubro a TV Cultura postou vídeos sobre a doença para conscientizar homens e mulheres sobre a doença, e claro que a Penélope não podia ficar de fora! Clique na imagem para ser direcionado à página de vídeo.

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Discovery

Repaginou o logo de seus canais, e veiculou vídeos inspirados em casos reais de mulheres que superaram a doença:

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Vivo

A Vivo, em parceria com a ONG Américas Amigas, criou uma web série chamada “Conectadas Somos Mais Fortes”, com depoimentos de mulheres que enfrentam a doença, ou já estão curadas, com o intuito de informar, inspirar e até salvar vidas.

Ep. 1: https://www.youtube.com/watch?v=R2EsGwPX_vg

Ep. 2: https://www.youtube.com/watch?v=TEmRpfn7qJY

Ep. 3: https://www.youtube.com/watch?v=BxqoUQrIGhI

Ep. 4: https://www.youtube.com/watch?v=4-MQyIjj_uo

Azul

Esse ano, em sua sétima participação no Outubro Rosa, a Azul investiu pesado, e fez a maior campanha da história da companhia com o lema “Quem se cuida voa mais longe”.

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Dentre as ações se destacam:

– Balinhas de gelatina em formato de avião com embalagem cor-de-rosa 

– Aeronaves pintadas de Rosa,

– Tripulação 100% feminina em algumas aeronaves,

– Uniformes rosa,

–  Todas as agentes de aeroporto (1,4 mil ao todo) e todas as comissárias de bordo (1,5 mil ao todo) usaram um lenço rosa

– Apoio nas redes sociais, site, Facebook, #azulmaisrosa

– Mulheres que já tiveram a doença deram seu depoimento ao vivo antes do fechamento das portas, dando dicas de detecção precoce e contando um pouco de sua história no combate ao câncer. Essa ação aconteceu em diversas aeronaves em 10 cidades diferentes, em parceria com a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

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Sagarana Comunicação

Apoio nas redes sociais: mudaram a cor do logo no Facebook para rosa e mensagem de apoio na capa.

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Seguem algumas dicas e alertas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para descoberta e prevenção da doença:

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Chegou Movember!

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November+Moustache (Novembro+Bigode em inglês)

O mês de conscientização masculina do câncer de prostata. Vamos ficar de olho nas ações que irão acontecer!

Fique de olho e não deixe de se informar.

Nova campanha do Teto incentiva pessoas a conhecerem outras realidades

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A ONG Teto é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários.

Há 10 anos atuando no Brasil, a ONG lançou esta semana a campanha: “Conheça outra realidade bem perto de você”, que busca evidenciar a realidade de pobreza e privação de direitos vivida por essas pessoas. Criada pela agência Leo Burnett, a campanha convida a sociedade a conhecer favelas do Brasil que possuem o mesmo nome de bairros, cidades e até países turisticamente famosos. Embora os nomes sejam os mesmos, a realidade vivida pelos moradores de São Francisco (SP), Beverly Hills (SP) e Malvinas (SP) é totalmente oposta à vivida nesses pontos turísticos.
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Além de dar visibilidade para a pobreza do país, o objetivo da campanha é convidar voluntários para a COLETA, o maior evento de voluntariado realizado pelo TETO. Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2016, mais de 6 mil jovens voluntários estarão nas ruas das cidades de São Paulo, Campinas (SP), ABC (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Salvador (BA), denunciando a realidade vivida nas favelas invisíveis do Brasil e arrecadando recursos para os trabalhos desenvolvidos pela ONG. Para participar, o voluntário deve acessar: teto.org.br/coleta.

Assista ao vídeo da campanha: