Doe sua voz

Só nos Estados Unidos, há 2,5 mlhões de pessoas com problemas graves de fala e a grande parte depende de vozes computadorizadas para se expressar. Essas vozes, até hoje, são poucas opções para as dezenas de milhões de pessoas que necessitam delas.

Por isso, dois cientistas da fala, Rupal Patel e Tim Bunnell, se uniram para criar o aplicativo VocalID, que pretende acabar de vez com as vozes sintéticas robóticas que são hoje a única opção para as pessoas que perderam a capacidade de falar ao longo da vida. A ideia dos pesquisadores é produzir vozes customizadas para cada pessoa, com a ajuda daqueles que conseguem falar e, com isso, ajudar esses milhões de pessoas a encontrar sua voz própria.

Como funciona? Você grava de 2 a 3 horas de discurso (por enquanto só é possível doar sua voz em inglês) e envia o conteúdo para a equipe. Com a ajuda do ModelTalker, um programa, os cientistas extraem as propriedades acústicas da fala desordenada, cortando as palavras e as combinam de diferentes jeitos para formar novas palavras e sentenças.

Acesse o site e saiba mais: https://vocalid.org/

Contribua, doando sua voz: https://vocalid.org/contribute/

Para lutar contra o racismo no futebol, Botafogo inverte listras da camisa

Problema crônico no futebol, o racismo tem sido muito discutido ultimamente. Desta vez foi o Botafogo, em partida contra o Internacional. O time entrou em campo com uma nova camisa: as listras estavam com as cores invertidas.

A diferença, pouco percebida até o momento da foto, em que o time pousa com a faixa explicativa, sustenta o conceito da campanha, #somosumsó, mostrando que não há diferença entre as cores.

Acesse o hotsite da campanha: http://www.camisainvertida.com.br/

Vem aí o carro que você não esperava

Criação da Artplan para o Instituto Paz no Trânsito, a campanha ressalta os perigos da utilização do telefone celular através dele mesmo.

Em tom vendedor, o anúncio alerta: “Vem aí o carro que você não esperava”. Ao acionar o QR Code com o aplicativo necessário, o leitor assiste a um video de um carro em movimento, até que outro veículo surge e uma forte colisão acontece. Veja: