Disputa de Condomínios: a competição em que todos são vencedores

O mundo passa por mudanças. Diariamente somos bombardeados com informações e notícias imprecisas sobre o futuro da humanidade e do planeta Terra em si. Para muitos, o aquecimento global é um fato consumido, para outros trata-se de um ciclo natural do planeta e sua natureza.

O que não dá pra negar, e é visível a cada ano que se passa, é o aumento no consumo de água doce e o quanto isso afeta a vida de todos os seres vivos. Nenhum ser humano é capaz de sobreviver mais do que uma semana sem ingerir água e, por conta disso, a economia e uso consciente deste recurso é de extrema importância.

Com o propósito único de preservar a vida de qualquer ser vivo deste planeta, a Sagarana Comunicação idealizou a campanha Disputa de Condomínios – uma competição onde a maior quantidade de água economizada premia o vencedor com kits economizadores da Fabrimar.

Ninguém entra numa competição para perder, e isto foi o fator crucial para a ideia de criar uma disputa onde todos são vencedores, inclusive aqueles que ainda nem existem – nossos filhos, netos e bisnetos.

Para o projeto inicial, apoiado de perto pela Sabesp, 15 condomínios da região de Moema (São Paulo, SP) foram convidados a participar desta competição saudável. A proposta era reduzir o consumo durante o período de 2 meses, e o resultado seria comparado com o mesmo período de 2011.

Com palestras apresentadas por profissionais, os moradores e funcionários dos edifícios receberam dicas e materiais informativos para reduzirem seu consumo diário de água para, assim, ajudarem na preservação deste recurso imprescindível.

Além da cartilha com diversas dicas e curiosidades sobre economia e gasto de água, foram criados e divulgados diversos materiais para engajar não só os moradores dos condomínios participantes, como todos aqueles que se sensibilizam com o consumo exagerado deste recurso. Veja o video-case aqui para entender melhor.

A competição durou 2 meses, e os resultados foram impressionantes. O condomínio vencedor (Ponte Di Rialto), teve uma economia média de 14% no consumo de água, poupando mais de 200 mil litros, em comparativo com o mesmo período de 2011. E, ao todo, a mobilização alcançou um número aproximado de 2 milhões de litros de água – equivalente a 190 caminhões-pipa.

“Sem abdicar de higiene e conforto, as pessoas conseguem se mobilizar de forma criativa e reduzir o consumo de água.” – Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente/Sabesp.

Com o consumo total reduzido em 73%, não poderíamos estar mais contentes com a mobilização criada. E, para premiar esta atitude, recebemos a notícia de que a Disputa de Condomínios havia sido indicada como uma das 3 melhores campanhas finalistas de 2012, do 4º Prêmio ABAP de Sustentabilidade, na categoria Melhor Campanha de Mobilização.

O tema provou ter interesse e engajamento geral, conduzindo um buzz espontâneo em mídia impressa, online, televisão e rádio, em diversos veículos: Globo, SBT, Gazeta, Futura, MGM, Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, CBN, Jornal da Tarde, Veja São Paulo, Diário de São Paulo, Meio & Mensagem, entre muitos outros.

É por essas e outras que, em 2013, a Sagarana promete estender esta ação para mais bairros, e incluir outros estabelecimentos comerciais e colégios. Nosso objetivo é propagar as dicas de economia deste bem tão precioso para a vida.

Fique por dentro! A disputa está apenas começando…