Tudo que vai, volta! Até o seu lixo…

Mesmo vivendo em tempos em que a sustentabilidade está cada vez mais em voga, muita gente ainda se esquece de coisas básicas, como jogar o lixo apenas no lixo.

A nova campanha da Surfrider Foundation Brasil criada pela agência carioca Script tentou reverter a situação preocupante das praias do Rio de Janeiro. O objetivo era incentivar o público a não jogar o lixo no mar, para isso foram criadas 10.000 malas diretas com uma surpresa dentro.

Ao abrir o pacote a pessoa se deparava com objetos despejados nas praias, um adesivo completava a ação: “O lixo jogado no mar um dia volta. Para todo mundo. Ajude-nos a preservar os mares e oceanos. www.surfrider.org“. Segundo a Script todo o lixo foi higienizado antes do envio.

Porque existem bocas que nunca falarão a verdade

Nova campanha impressa da Reporters Without Borders com criação da agência Publicis Brussels, localizada na Bélgica. O anúncio usa o famoso QR-Code para interagir com o usuário, depois de fazer a leitura do código o usuário deve colocar o celular na marca do anúncio, que na verdade é a boca de um ditador político.

Após isso, um vídeo de uma boca aparece falando sobre a situação do país e da censura de imprensa. O usuário também é direcionado para o site da RWB onde ele pode encontrar mais informações sobre a campanha.

Instalação com Kinect conscientiza o público sobre o autismo

Não ia demorar muito para um maluco encontrar uma maneira de usar o Kinect na publicidade, foi o que aconteceu nessa campanha da Autism Speak em parceria com o Ad Council para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O Kinect é um sensor criado pela Microsoft que funciona na plataforma de games Xbox 360. Sua tecnologia permite jogadores interagirem com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle ou joystick, basta movimentar o corpo.

A criação da instalação interativa serviu para mostrar um dos principais indicadores do autismo, o fato de que a criança evita ao máximo o contato com os olhos. Para mostrar isso a garota virtual da instalação fazia de tudo evitando o contato, se a pessoa que estava a sua frente se mexesse ela conseguia desviar o olhar com a ajuda do sensor que capta os movimentos do nosso corpo. A criação foi da DDB New York.

Anonimato na denúncia de crimes

Grande parte das pessoas tem medo de denunciar crimes, principalmente por achar que sua identidade será revelada para o criminoso. Na tentativa de deixar claro que isso não vai acontecer a Crime Stoppers, serviço de denúncia anônima, criou um novo vídeo.

Nele um criminoso entra em uma loja para assaltá-la, mas é surpreendido ao ver o balconista encapuzado, assim como todas as pessoas ao seu redor. A assinatura diz: Você permanece anônimo, os criminosos não.

Criação: DDB Toronto

Direitos humanos à prova de balas para iphone e ipad

Bulletproof é o novo game para iphone e ipad da Anistia Internacional criado pela agência francesa La Choose. A instituição que defende direitos humanos disponibilizou o game traduzido em 5 línguas por US$ 0,99 na loja de aplicativos da Apple.

O objetivo do jogo é defender de tiros pessoas que estão para ser executadas. No site http://bulletproof.amnesty.fr/en.html o internauta pode assistir o trailer, fazer download do game e deixar um comentário da campanha no facebook.