Happy Hour Fail

Vídeo muito bacana que conta uma história usando mensagens de texto, facebook, twitter e foursquare. O objetivo é mostrar para os jovens os impactos negativos que podem ocorrer quando eles são pegos pela polícia dirigindo após consumir álcool.

O legal é que a abordagem não leva em conta a parte do risco de acidentes e sim do impacto no estilo de vida da pessoa, algo que pode afetar o trabalho, o bolso e até os relacionamentos.

Big Brother, Michel Foucault e a Anistia Internacional

O grande filósofo e professor Michel Foucalt dizia que nós agimos de maneira diferente quando somos vigiados,  e que isto serve para educar (adestrar) as pessoas para que essas cumpram normas, leis e exercícios de acordo com a vontade de quem detêm o poder.

O livro “1984” de George Orwell mostra muito bem esta ideia, contando a história de  uma sociedade vigiada com câmeras por todas as partes a serviço de um líder, chamado de “big brother” (sim, infelizmente o nome do reality show faz referência a este ótimo livro).

O  interessante é como este conceito também pode ser usado por uma instituição que defende a liberdade, neste caso a Anistia Internacional. Será que isto é válido se for em prol dos direitos humanos?  O vídeo criado pela agência canadense Agency59 diz que sim. Texto: “Se alguém estiver olhando, a violência para.”

Projeção na água contra o suicídio

sa1

O  índice de suicídios na Sérvia chega a mais de 1500 por ano sendo que aproximadamente 40 são de pessoas que pulam das pontes de Belgrade. Esta ação, criada pela McCann Erickson, mostra que muitas vezes uma única idéia que foge dos padrões pode ser mais poderosa do que uma campanha completa.

A ação ocorreu em uma ponte e a  projeção na água mostrava a seguinte frase: “Você não está sozinho” acompanhada do número do telefone de ajuda contra o suicídio. A repercussão na mídia foi grande, com cobertura dos principais veículos da região. Muito legal!