Boas Festas a todos os leitores do blog!

Boas Festas Este ano foi repleto de acontecimentos, marcado no começo pela crise econômica e no final pela crise climática, que poderia ser resolvida na conferência de Copenhagen.

É claro que a COP15 não foi nada do que esperávamos. Decisões não foram tomadas e acabou ficando tudo na mesma, mas o importante é não deixar a peteca cair e continuar tomando atitudes sustentáveis no nosso dia-a-dia,  para que tenhamos um 2010 mais verde.

Em 2009 o Grito passou de 50.000 acessos e isso não seria possível sem você, leitor. Muito Obrigado. Desejamos a todos um feliz natal e um próspero ano novo! Boas Festas!

Casa do Papai Noel sustentável no parque Trianon

papai noel

Todos estão acostumados com o bom velhinho vestido de vermelho. Porém neste caso o verde lhe cairia melhor. É porque hoje no parque do Trianon em São Paulo foi inaugurada a casa Sustentável do Papai Noel. O projeto foi feito por duas organizações do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), a ONG Sociedade do Sol e a empresa BrasilOzônio.

A casa é feita de madeira certificada e possui um telhado com grama, que ajuda a regular o calor interno em conjunto com os vidros refletivos. Além disso, a casa do Papai Noel inova em economia de água, com um sistema de armazenamento de água da chuva, ofurô e tratamento de água com ozônio para reaproveitamento. A casa estará aberta ao público de segunda das 19h às 23h; e sábado e domingo, das 14h às 23h.

African Diamond Council: Conflitos

Muitas regiões da África são marcadas por conflitos financiados pela exploração de diamantes. Alguns filmes hollywoodianos já mostraram bem essa realidade, como O Senhor das Armas (2005) e Diamante de Sangue (2006).

Quem compra também é responsável por financiar este mal, e para alertar as pessoas sobre o problema a agência Young & Rubicam criou este filme para a African Diamond Council.

O objetivo foi incentivar o público a procurar certificados antes de comprar um diamante, para evitar a compra de pedras com procedência de zonas de conflitos, pedras manchadas de sangue.

New Mexico DOT: Algumas coisas são irreversíveis

Campanha da New Mexico DOT criada pela agência VWK USA. O filme tenta conscientizar o público sobre os perigos de misturar álcool e direção. A idéia principal é mostrar que alguns erros são irreversíveis.

No começo do filme, um homem está na cadeia se lamentando quando o fantasma de uma garotinha aparece e diz: “papai”. A partir daí é mostrada a cena de um acidente, só que em modo reverso, revelando que o pai da garota estava em uma festa consumindo álcool, pouco antes da batida.

Talvez a inspiração tenha saído do clipe musical The Scientist, do grupo inglês Coldplay, que trabalha também com o modo reverso e mostra um acidente de carro.

Non Smoking Generation: Das cinzas às cinzas

T_vling-King_PM_v2

Campanha contra o cigarro criada pela agência sueca King Solutions KB. Além de alertar as pessoas sobre os perigos de fumar a peça também ataca a gigante do tabaco Philip Morris, que em novembro foi condenada pela Corte do Tribunal da Flórida a pagar 300 milhões de dólares a uma ex-fumante dos Estados Unidos.

Cindy Naugle de 61 anos alegou estar em uma cadeira de rodas em razão de um efisema pulmonar. Ela começou a fumar com 20 anos de idade e hoje precisa de assistência respiratória permanente.

A empresa tabagista considerou a multa “extremamente excessiva” e ainda deve recorrer da decisão. Para a Philips Morris quanto vale o direito de poder andar ou respirar normalmente? Qual será o preço de uma vida?