Canadenses estabanados !

Uma agência de empregos do Canadá, cansada dos acidentes de trabalho causados pelos trabalhadores jovens, elaborou uma série de virais estimulando a segurança no ambiente de trabalho.
A campanha ainda conta com dicas de simples perguntas, que os empregados podem fazer aos seus chefes e ainda podem salvar suas vidas.
Para ver a campanha e todos os virais acesse:
http://bloodylucky.ca/

Como foi o Eco Business 2008

O número de pessoas presentes na Eco Business 2008 foi surpreendente, não por sua magnitude, mas sim pelo baixo número de interessados. Um evento com ideal tão nobre deveria ser do interesse de todos. Contudo, a riqueza de idéias e conceitos dos expositores presentes deixou claro que a feira tem um potencial enorme e chegou para ficar.
Ao entrar na feira, o Grito das Cinco se deparou com um senhor muito simpático que parecia ter o remédio para a poluição mundial, remédio esse que além de tudo ainda vem em forma de pastilha. Representante da FFI no Brasil, Silas Inke comercializa uma espécie de pastilha para tanque de combustível. Essa nova ferramenta reduz os gastos com combustível em até 14%, reduz a emissão de gases poluentes em até 75% e ainda aumenta a potência dos motores.
Já a Bio Wash apresentou uma linha de produtos de limpeza e cosméticos que não agridem o meio ambiente e são certificados pelo IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.
Piso permeável? É isso que a Brastol trouxe ao evento. Esse piso deixa que a água entre em contato com o solo abaixo do assoalho, evitando a erosão, ajudando na drenagem e fazendo com que a água retorne ao seu ciclo natural.
O ecomercado Avis Raras em Campinas apresentou seu modelo de centro comercial 100% sustentável. Dentro dele há um mercado que comercializa produtos de matéria prima, produção e manejo orgânico. Além de serem mais saudáveis, esses produtos evitam a degradação do solo, água e ar. No mercado também encontramos uma linha de equipamentos ecológicos, que estimula o uso racional com o mínimo de impacto ambiental. Em seu restaurante, a culinária é à base da dieta ovo-lacto-vegerariana. Na livraria é proposto o comércio solidário através de sebo e aluguel.
Por sua vez, a Revita é uma indústria de reciclagem que trabalha exclusivamente com as embalagens Tetra Pak. Esse tipo de embalagem não podia ser reciclada até pouco tempo, sendo completamente descartada. Hoje, do produto reciclado, são fabricados papéis, caixas, tubos, peças plásticas, telhas e outros.
A Utep, uma empresa de Guarulhos, criou um sistema especializado em triturar, reciclar e dar destinação final aos resíduos de borracha e pneus. A borracha reutilizada pode ser usada na indústria de calçados, artefatos, asfalto, combustível de fornos, lonas, pastilhas de freios e termoacústica. Finalmente podemos dar fim aos pneus que poluem nossos rios e são fontes de doenças como a dengue.
A Única, detém a tecnologia para a utilização de etanol em motores a diesel, esta nova prática está em fase de teste no corredor metropolitano de São Mateus/ Jabaquara em São Paulo. Os motores convertidos podem reduzir a poluição do ar em 90% e não emitem enxofre. O uso do etanol estimula a produção rural e está dentro da infra-estrutura das empresas de transporte.
Esses foram alguns dos expositores que mais chamaram a atenção do Grito, além deles o evento foi repleto de palestras dos principais players do mercado.
Para quem perdeu, o consolo é que estão por vir inúmeros eventos como estes:
Primeiro Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e Melhorar e Ethanol Summit.

Petrobras é excluída do índice de sustentabilidade.

A Petrobras foi excluída do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), índice que reúne empresas que se destacam por seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade pelo não cumprimento por da resolução 315/2002 do Conama, que determina a redução do teor do enxofre no diesel comercializado no Brasil a partir de janeiro de 2009. A acusação foi feita pelo empresário Oded Grajew, presidente do Movimento Nossa São Paulo, um dos principais críticos ao não cumprimento do acordo. A Petrobras já se pronunciou sobre o assunto do início do mês. Segundo entrevista concedida pelo diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa, naquela ocasião, a Petrobras vai sim reduzir as emissões em 2009, como prevê o Conama. Ainda de acordo com a Petrobras a resolução do Conama só foi regulamentada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em outubro de 2007, o que daria à companhia um prazo de mais três anos a contar desta data para se adaptar às exigências. Outro destaque feito pelo direto, foi de que, mesmo importando e disponibilizando o diesel do tipo S50 – que emite 50 partículas por milhão (ppm), em vez das atuais 2 mil ppm – nas capitais metropolitanas em 2009, as emissões não seriam reduzidas nas mesmas proporções porque os veículos que circulam hoje no país não atendem especificações para utilizarem este combustível.

Eco Business Show 2008

Hoje, dia 25, começa o Eco Business Show 2008 – Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade que vai até quinta-feira dia 27. A proposta do evento é reunir as lideranças dos principais players do mercado e centralizar as ações em Econegócios promovendo integração e troca de informações. Amanhã palestrantes como Vladmir Kudrjawzew da Wisewood e Paulo Pompilho do Grupo Pão de Açucar vão palestrar seguindo o tema: “Novas Tecnologias e Meio Ambiente – o que é possível fazer usando criatividade e respeito ao meio ambiente?” Vale a pena conferir grandes nomes do mercado falando sobre sustentabilidade, o melhor de tudo é que a entrada é gratuíta. Confira a grade de programação clicando aqui.

Outdoor de bitucas.

Campanha feita pela liga peruana da luta contra o câncer. A peça foi criada para o dia do não-fumante e o foco foi nos danos que o cigarro causa aos familiares de pessoas que fumam. Na produção do outdoor foram usadas 15.000 bitucas de cigarro, coladas uma a uma. Para dar força a peça o artista encarregado pintou uma garotinha com tinta a óleo, representando a ameaça dos cigarros para os fumantes passivos. As 15.000 bitucas foram recolhidas com a ajuda de voluntários. Para mais informações sobre o trabalho da liga acesse: www.ligacancer.org.pe