Madeira ecológica e telhado verde

A busca por matéria sustentável que substitua a matéria-prima comum continua. A novidade é a madeira feita de resíduos industriais, uma mistura de plástico com fibras vegetais de todos os tipos. Tudo isso é moído e prensado a uma temperatura de 200 graus para se fazer a madeira ecológica.

Já o chamado “telhado verde” é feito de madeira com uma manta impermeabilizante. Por cima vai uma camada de brita, pequenas pedras que servem para facilitar o escoamento da chuva, e a terra. Para fazer o jardim, são selecionadas plantas que não necessitam manutenção constante.

Quercus: Total Warming


Esta campanha foi criada pela Mcann Erickson Portugal e produzida pela Seagulls Fly São Paulo para a Quercus, uma ONG portuguesa que luta desde 1985 pela preservação do meio ambiente. A campanha teve o objetivo de alertar a população para o problema do aquecimento global e como ele atinge todos os seres vivos que habitam o nosso planeta.

Protesto de urso polar em Washington

O aquecimento global fez o Ártico atingir em 2008 sua segunda menor extensão de gelo marinho já registrada, segundo o Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos Estados Unidos, e colocou o urso polar na lista de espécies ameaçadas de extinção. Caso nada seja feito para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, conforme inclusive exigiu a Suprema Corte americana em 2007, as gerações futuras conhecerão o urso polar apenas por imagens e filmes.

Cansado de esperar por ações do governo Bush, o urso resolveu ir à luta. Desfilou na semana passada em Washington D.C., capital americana, como um autêntico ‘sem-teto’, mostrando às pessoas seu desespero. Nos cartazes, pedido de ajuda: “Preciso de mais gelo, não de mais petróleo”. A performance-protesto foi uma parceria do Greenpeace Estados Unidos com o artista plástico Mark Jenkins para destacar a ameaça que o aquecimento global representa para o planeta.

Fonte: www.greenpeace.org/brasil

Directions Youth Services Centre

Campanha canadense feita pelo Directions Youth Services de Vancouver. As peças tem apelo emocional e levam a mensagem de que toda criança de rua tem um passado e esta ali por algum motivo. O texto diz: Muitas das crianças de rua escaparam de suas casas em razão de abuso e violência. O Directions é um centro 24 horas onde elas encontram apoio e ferramentas para sair de vez das ruas.

Ação contra o aquecimento global

Campanha feita pela agência Rethink Communications de Vancouver no Canadá. Esta ação de guerrilha teve o intuito de demonstrar o impacto que o aquecimento global pode causar nas cidades. Foram suspensos botes salva-vidas em prédios com a frase “Pare o aquecimento global” embaixo. Além disso, bancos de praça foram equipados com coletes de salvamento e postos salva-vidas foram espalhados pelas cidades canadenses. Todas as ações levam para o site www.offsetters.ca onde você encontra maneiras de neutralizar a sua emissão de carbono.