Alibaba torna telas de celular mais inteligentes

Alibaba, a gigante varejista chinesa, há dois anos vem estudando maneiras de tornar os smartphones mais acessíveis à população com deficiência visual. Atualmente, o principal recurso é a leitura em voz alta da tela. No entanto, ainda é uma ferramenta muito limitada, que ainda traz dificuldades inclusive nas compras online.

Para melhorar a experiência dos cegos nos smartphones, a Alibaba irá lançar este ano o Smart Touch, uma simples película redonda de silicone para ser afixado na tela, com custo baixíssimo de US$1, e que ainda está em fase de testes, mas já vem sendo aprovado pelos usuários selecionados para testá-los. Ele permite que os cegos possam, com o toque no silicone, sentir os comandos e acioná-los, tornando a experiência do smartphone mais abrangente, indo além de comandos de voz. A película possui três botões assistivos que tornam-se clicáveis quando, por exemplo, estão usando o app AliPay ou Taobao, ambos do Grupo Alibaba. Além disso, funciona também para auxiliar os usuários ao escutar áudios sem fontes ou autofalantes, apenas posicionando-os no ouvido.

 

Segundo a varejista, foi percebido uma redução de 50% no tempo para completar tarefas como atender ligações ou fazer compras online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *