Doe sua voz

Só nos Estados Unidos, há 2,5 mlhões de pessoas com problemas graves de fala e a grande parte depende de vozes computadorizadas para se expressar. Essas vozes, até hoje, são poucas opções para as dezenas de milhões de pessoas que necessitam delas.

Por isso, dois cientistas da fala, Rupal Patel e Tim Bunnell, se uniram para criar o aplicativo VocalID, que pretende acabar de vez com as vozes sintéticas robóticas que são hoje a única opção para as pessoas que perderam a capacidade de falar ao longo da vida. A ideia dos pesquisadores é produzir vozes customizadas para cada pessoa, com a ajuda daqueles que conseguem falar e, com isso, ajudar esses milhões de pessoas a encontrar sua voz própria.

Como funciona? Você grava de 2 a 3 horas de discurso (por enquanto só é possível doar sua voz em inglês) e envia o conteúdo para a equipe. Com a ajuda do ModelTalker, um programa, os cientistas extraem as propriedades acústicas da fala desordenada, cortando as palavras e as combinam de diferentes jeitos para formar novas palavras e sentenças.

Acesse o site e saiba mais: https://vocalid.org/

Contribua, doando sua voz: https://vocalid.org/contribute/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *