22/03 – Dia Mundial da Água

Falamos ontem do Dia Internacional da Síndrome de Down. Hoje, celebramos a fonte da vida: o Dia Mundial da Água. Criado em 1992, a data serve como incentivo para a preservação deste elemento natural fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos deste planeta.

Não é por menos que, com o passar dos anos, mais e mais campanhas de preservação de água doce são criadas. Além de nos servir para matar a sede e compor nosso corpo, entre 70% e 75%, a água também é usada para cultivar nossas fontes de alimento.

A importância da água é inquestionável e, neste dia, é possível encontrar diversas campanhas criativas que nos fazem acordar e enxergar todos os benefícios dela. Além das campanhas, encontramos várias informações curiosas sobre água.

Você sabia?
• Água limpa com higiene adequada pode reduzir o risco de contrair doenças em 50%.
• Dentro das 42 mil mortes que ocorrem toda semana por ingerir água imprópria e hábitos pouco higiênicos, 90% são crianças abaixo dos cinco anos de idade.
• Água imprópria e a falta de higiene matam mais pessoas por ano do que qualquer forma de violência, incluindo a guerra.
• Muitas crianças ao redor do mundo gastam o dia buscando fontes seguras de água para familiares e, por isso, deixam de ir para a escola.
• Só na África, a perda econômica proveniente da falta de água potável e saneamento, chega a 28 bilhões de dólares. Cada dólar investido no acesso à água e saneamento pode gerar 12 dólares de retorno econômico, dependendo do projeto.

Abaixo você confere a um video criado pela Charity: Water, onde pessoas comuns doam seu “aniversários” para a organização arrecadar fundos e levar água para quem precisa na África. Funciona da seguinte maneira: você se cadastra neste site e escolhe um valor que deseja receber de aniversário. Seus conhecidos começam a doar uma certa quantia e, no final, o dinheiro arrecado é doado para a organização. O video começa com um dado alarmante: “Hoje, quase 1 bilhão de pessoas no planeta vivem sem acesso à água potável.”

Os dados informados neste post são fornecidos pela Charity Water.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *