Sinta os sintomas do Alzheimer para não esquecer que ele existe

Já publicamos aqui algumas campanhas que alertam para o Alzheimer (veja aqui e aqui as mais recentes), e hoje não vai ser diferente. Bater nessa tecla é importante, porque poucas pessoas conhecem a doença e seus efeitos no sistema. Os sintomas vão desde a famosa perda de memória, até a dificuldade em realizar ações simples do cotidiano, por exemplo: dificuldade em comunicar; vaguear sem rumo; discurso repetitivo; perda das habilidades motoras e do sentido do tato; etc.

Infelizmente muitos desses sintomas não são percebidos pela maioria das pessoas. Outras, acham que estes sintomas fazem parte do processo de envelhecimento, o que é totalmente errado e considerado inclusive preconceito, visto que a doença não escolhe idade. O importante é sempre procurar um médico para avaliar os sintomas e receber o diagnóstico correto.

Para orientar as pessoas de Israel sobre a doença, a EMDA (Associação de Alzheimer de Israel), teve uma ideia brilhante ao transmitir, temporariamente, os sintomas da doença para o público que foi ao cinema assistir um filme. A ação aproveitou a semana internacional de combate ao Alzheimer.

No video, é possível ver a ação sendo realizada no maior complexo de cinema de Israel: Cinema City. Com câmeras escondidas, o video mostra a reação das pessoas ao perceberem que o filme que estavam assistindo não era aquele que tinham pago para assistir. Confusas e desorientadas (efeitos do Alzheimer), as pessoas não sabiam como reagir ao filme errado que era transmitido na tela.

A ação se encerra com uma mensagem explicando a troca dos filmes: “Não, você não está confuso, você está no filme certo. Nós só queríamos que você experimentasse as sensações de confusão e desorientação experimentada por 100 mil pacientes portadores de Alzheimer em Israel.”

No final, é possível ver e ouvir os aplausos da plateia, aprovando a campanha. Além disso, o video mostra depoimentos de quem estava no cinema e presenciou a ação. “Foi chocante.” e “Você alcança o sentimento preciso de confusão” são algumas das declarações dadas. Ainda é possível ver a mídia espontânea que a ação gerou.

A criação é da ACW Grey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *